contato@basseifer.com.br

Você sabe quais são os principais materiais usados no setor de construção civil?


Você sabe quais são os principais materiais usados no setor de construção civil?

Para que um projeto saia do papel, é preciso muito estudo, planejamento e ajuda profissional. É importante que, com ajuda de um engenheiro e um arquiteto, os futuros donos dos imóveis executem um projeto com segurança.

Para que isso aconteça, além de colaboradores especializados, como pedreiros, eletricistas, que o material escolhido seja de qualidade. Embora a lista de insumos seja longa e possa mudar, de acordo com as preferências e escolhas de cada um, selecionamos alguns itens básicos de aço necessários em uma obra. Confira abaixo!

Vergalhão

Para garantir que a estrutura seja firme, as barras de aço, de superfície lisa ou nervuradas, são fundamentais. Os vergalhões podem ser utilizados na armação de todos os componentes de um projeto, desde pilares até a estruturas de contenção. Sua espessura pode chegar até a 40mm. 

Arame recozido

O arame recozido é um material que possui baixo teor de carbono. Dentre suas funções principais, está fixar as armaduras das ferragens no concreto armado e também amarrar peças. A nomenclatura “recozido” vem do processo realizado para deixá-lo flexível. 

Treliça

 A estrutura feita de metal é utilizada para dar sustentação às obras. Formada por um fio longitudinal de aço na parte superior e dois na parte inferior, ela é capaz de absorver peso, impacto e esforço de flexão de construções pré moldadas. 

Tubos

O tubo é um dos itens mais versáteis em uma construção. Ele pode ser usado de diversas formas e está disponível em modelos quadrados, industriais, patente, oblongo. Além de suas funções básicas, como utilizado na estrutura de andaimes ou transporte de água, ele também aparece como peça decorativa, em imóveis com estilo industrial e modernos. 


Postado em: 5 de julho de 2021 - Autor: Ed