contato@basseifer.com.br

Ih choveu, e agora, o que faço com minha obra?


Ih choveu, e agora, o que faço com minha obra?

Se você trabalha no ramo de construção civil já deve ter se deparado com a chegada de uma chuva inesperada. Independente da estação do ano, ela dá sempre um jeitinho de aparecer e, muitas vezes, acaba surpreendendo e até paralisando algumas obras.

Para evitar que este tipo de situação aconteça, é importante muito planejamento e adoção de certos cuidados durante a construção. Quer saber quais são eles? É só continuar acompanhando o nosso post.

Atenção na etapa de fundação

A etapa de fundação é uma das mais importantes na construção civil e também uma das mais sensíveis à chuva. Além de ser prejudicial a alguns equipamentos, a segurança dos profissionais também é colocada em risco em dias mais chuvosos.

Para evitar problemas como este, faça um planejamento e evite iniciar obras em períodos com mais probabilidade de chuvas, como os meses de dezembro e março. Uma outra dica importante é utilizar uma cobertura de plástico sobre as áreas das escavações. Com essa proteção, é possível evitar que chuvas mais fracas atrapalhem o processo. 

Proteja os materiais 

Já pensou comprar materiais para sua obra e perder tudo por causa da chuva? Para não correr este risco, é preciso alguns cuidados.

Para evitar que a areia escorra com a água, uma das dicas é a construção de uma mureta de alvenaria. Já no caso de tijolos e materiais mais sensíveis, uma cobertura plástica, como uma lona, pode ajudar a mantê-los em perfeitas condições. 

Escolha materiais com secagem rápida 

Alguns materiais, como o concreto usinado, podem ser uma ótima alternativa. Isso porque entre suas vantagens está uma secagem mais rápida que as demais.


Postado em: 11 de fevereiro de 2021 - Autor: Ed