contato@basseifer.com.br

E o aço, de onde vem?


E o aço, de onde vem?

Para e olhe ao seu redor. O que a sua volta é feito de aço? Apostamos com você que essa não é uma resposta difícil. O aço é não só matéria prima para construção civil, mas também é aplicado em diversos materiais de uso no nosso dia a dia, como panelas, caldeiras, palhas de aço usadas para limpeza e polimento, mesas, portões, rodas de automóveis e muitos outros.

Para explicar um pouco mais sobre esse importante material, é preciso dar uma volta ao passado. O ferro é um dos elementos principais para formação do aço. Sua descoberta não tem uma data certa, mas, de acordo com pesquisas, ela pode variar de 1.200 a.C até 6.000 a.C. 

O ferro foi responsável por grandes mudanças que começaram a acontecer na sociedade. No decorrer do tempo, com o aperfeiçoamento deste material, foram desenvolvidas novas armas, utensílios que ajudaram na agricultura e até sinos de igrejas. Mas afinal, onde é que o aço aparece nessa história?

O aço pode ser rastreado até 4000 anos depois da descoberta do ferro. Ele vem da ligação do ferro com o carbono. Estima-se que a composição desta liga metálica seja feita de aproximadamente 98,5% de ferro, 0,5 a 1,7 de carbono e uma pequena quantidade de silício, enxofre e fósforo.

Apesar do surgimento com exatidão do aço ainda ser um mistério, enquanto alguns acreditam que o primeiro contato foi feito por tribos nômades nos desertos do extremo oeste da Ásia, outros discordam, a liga metálica só foi apresentada ao mundo em 1856, por Henry Bessemer.

O engenheiro metalúrgico, nascido na Inglaterra, descobriu como transformar o ferro em aço depois de reduzir o teor do carbono presente. Foi através de sua curiosidade que esse material tão resistente foi encontrado.

Anos se passaram e hoje existem diversos tipos de aço, dentre os mais comuns estão: aço de carbono, ligado e ferramentas. Sendo suas principais aplicações,  no setor da engenharia e construção, transporte, ferramentas e utensílios e indústrias e máquinas.


Postado em: 11 de março de 2021 - Autor: Ed