contato@basseifer.com.br

3 dicas que vão te ajudar a evitar a corrosão do aço


3 dicas que vão te ajudar a evitar a corrosão do aço

Para construir ou reformar, é preciso muito planejamento. É necessário buscar por profissionais que possam ajudar na construção de um projeto e também tirá-lo do papel, transformando-o em realidade.

É importante que, para que o sonho não se transforme em pesadelo, o colaborador responsável saiba analisar o ambiente e indicar o melhor caminho e solução a ser tomada, como no caso de uso de metais. 

Ao comprar um aço, por exemplo, espera-se que sua durabilidade seja longa, mas, muitas vezes, por fatores externos, esta expectativa de longevidade é menor. Um dos fatores que podem atrapalhar esse processo é a corrosão das peças de aço.

A corrosão ocorre pela exposição excessiva do metal ao ambiente. Ela é derivada de dois processos eletroquímicos, oxidação e redução, e pode atingir tanto o material todo, como parte dele.

Para evitar que problemas como este aconteçam e ajudar na durabilidade da vida útil do aço, selecionamos algumas dicas importantes. Confira abaixo! 

Use materiais resistentes

No mercado, hoje, existem várias opções de material. Apesar de os aços de baixo custo parecerem uma ideia tentadora na hora da compra, é preciso colocar na balança e entender qual é a melhor opção de custo-benefício. Não adianta pagar barato hoje e ter que trocar no próximo ano, busque, se possível, por aços de longa durabilidade;

Xô, água

A água não é lá uma boa amiga para o aço. O líquido é um dos principais responsáveis pela rápida deterioração do metal. É indicado que, em seu projeto, haja um controle de umidade e luminosidade no ambiente em que a peça está localizada.

Cuide da sua superfície

Existem hoje pinturas específicas que funcionam como uma forma de proteção para o metal. Elas criam uma camada que auxilia o contato direto entre a superfície do aço e os agentes externos. Os chamados inibidores são uma ótima dica para retardar possíveis processos de corrosão.  

É importante que antes de adquirir um metal, você faça uma análise de ambiente em que ele será colocado e exposição à luz e água.  


Postado em: 28 de maio de 2021 - Autor: Ed